Novembro Negro | Dica de Filmes | 01 de 06

Durante o mês da Consciência Negra vou postar sugestões de materiais para trabalhar a História e Cultura Africana e Afro-brasileira e outras questões étnico-raciais com crianças e jovens.
 
Filmes Curta-Metragem
 

O XADREZ DAS CORES - Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide virar o jogo. 
 
 
VISTA MINHA PELE - O filme coloca a realidade dos negros em evidência ao propor uma inversão: narra a história de brancos e negros, em papéis trocados. A empregada da família negra rica é branca, os padrões de beleza são pautados na beleza negra etc. Nesse contexto, ele retrata a trajetória de uma aluna branca que tenta se adaptar nesse universo.
 


 
 
  
PODE ME CHAMAR DE NADÍ - Complexada por seus cabelos crespos, Nadí não tira seu boné por nada! Sabendo dessa fraqueza, dois colegas tomam o boné de Nadí e correm. Nadi enfrenta a todos para recuperar seu boné até que ela encontra a Laila.



 
CORES E BOTAS - Uma garota negra quer ser paquita. Pode não parecer um dilema muito grande, se nem todas as paquitas fossem brancas. Por isso, a menina – apesar de se vestir e se portar como uma – não consegue se reconhecer como parte desse universo. Mais um retrato interessante da situação de exclusão dos negros dos espaços de discussão na cultura.



Introdução AQUI

 

Comentários